Falo sobre livros. Mas algumas vezes me pego questionando sobre os livros que abordo e quais eu poderia ler, e consequentemente discutir. Isso esbarra em uma compreensão delicada sobre leitura por prazer.
Tenho passado um tempo considerável pensando em alterar minha lista de próximas leituras a fim de ajustar o que irei ler aos livros mais recentes ou mais comentados hoje. Porém, o livro estar em fase de lançamento ou o fato dele estar sendo muito comentado não significa para mim que naquele momento seja uma leitura que me instigue. E aí está o dilema: respeitar meu tempo e ler quando eu realmente tiver interesse na obra ou insistir na leitura agora para acompanhar o momento? Não apenas com livros, isso também me ocorre com séries e filmes. Eu sempre quero conversar sobre o que leio ou o que assisto, relacionar informações, trocar perspectivas e opiniões. Mas eu quero também ser livre para poder ler sem pressão, apenas para seguir um tema que está em alta no momento, pulando etapas do meu processo natural de leitura e apreciação da obra.
Por isso, espero que compreendam se eu falar sobre um livro muito comentado meses depois de todos já terem lido. Eu não acho que a discussão se esgota. E acredito que cultura não é efêmera. Não precisamos tratar obras como vídeos de 15 segundos que desaparecem em 24 horas. E eu irei respeitar meu tempo e meu processo de leitura.
Comentários
Postar um comentário